Mudvayne é um americano de heavy metal da banda. Seu trabalho é marcado pelo uso de experimentação sonora , inovadora arte do álbum , e aspecto visual elaborado, que incluiu rosto e corpo de pintura , máscaras e uniformes . Eles já venderam mais de 6 milhões de discos em todo o mundo, incluindo cerca de 3 milhões de discos nos Estados Unidos.
A banda consiste de Chad Gray , Greg Tribbett , Martinie Ryan e Matthew McDonough . Formada em 1996, tornou-se popular Mudvayne jogando no , Illinois Peoria música underground cena no final dos anos 1990, e lançou um Extended Play , Kill, eu oughtta (1997), e um álbum de estreia de sucesso, LD 50 (2000). Mudvayne alcançou sucesso comercial e de crítica em todo o mundo com The End of All Things to Come , Lost and Found e um álbum auto-intitulado .
História
Primórdios, LD 50 e The End of All Things to Come
Mudvayne formada em 1996 em Bloomington, Illinois, e originalmente consistia de Chad Gray , Tribbett Greg e McDonough Mateus . Depois de um ano da realização do circuito local, a banda do line-up foi finalizado com o baixista Ryan Martinie , e eles auto- -financiou a gravação de um Extended Play , Kill, eu oughtta , que a banda lançado de forma independente se. Após o lançamento do EP, a banda adotou nomes palco e facepaint.
Em abril de 1998 locais promotor Steve Soderstrom apresentou a banda seu original gerente Chuck Toler que ajudou a levar a banda um contrato com a Epic Records e gravou seu debut álbum de estúdio, LD 50 (2000). Para o álbum, Mudvayne experimentou com um som, esfarrapado dissonantes; uma colagem de som . preparado para o álbum apareceu como uma série de interlúdios LD 50 foi produzido por Garth "GGGarth" Richardson executivos e produzido por Slipknot membro Shawn Crahan . LD 50 alcançou a posição # 1 na Billboard Top Heatseekers gráfico e na Billboard 200 .Os singles "Dig" e "Blooms Death" alcançou a posição em o Mainstream Rock Tracks chart.O álbum foi avaliado pela sua tecnicidade e peso,embora alguns críticos acharam a banda difícil levar a sério.
Para promover o álbum, Mudvayne jogado no Tattoo da turnê da Terra ao lado Nothingface , do Slayer , Slipknot e Sevendust . Nothingface guitarrista Tom Maxwell se tornou amigo de Mudvayne vocalista Chad Gray , e eles conversaram sobre a possibilidade de formar um supergrupo. No ano seguinte, Nothingface excursionou com Mudvayne e fala para formar o supergrupo continuou, embora constantemente colocada em espera devido a conflitos de agenda. Neste momento, Gray e Maxwell tinha brainstormed cinco nomes banda. Mudvayne guitarrista Greg Tribbett aproximou Maxwell "out of the blue" e queria entrar na banda. Sickles baterista Tommy Nothingface originalmente dirigiu o kit de bateria para demonstração da banda, porém, as coisas não deram certo ea busca de um novo baterista começou.
Em 2002, Mudvayne lançou o álbum The End of All Things to Come , que a banda considera ser o seu "álbum preto", devido à sua obra em grande parte negros. Isolamento forneceu a inspiração para compor o álbum. O álbum expandiu o som de LD 50 . com uma ampla gama de riffs, tempos, modos e vocalização Como resultado desta experimentação, Entertainment Weekly considerou que este álbum seja mais "user-friendly" do que seu antecessor; que posteriormente passou a se tornar um dos mais aclamados de 2002 álbuns de heavy metal.
O vídeo da música para o single " Not Falling ", revelou a transição desde o desenho da banda de maquiagem de seu álbum anterior, tendo os membros da banda sendo transformados em criaturas veiny com branco, olhos cor de ovo bug.
Achados e Perdidos , A New Game e auto-intitulado álbum
Em 2003, Mudvayne participaram do turismo Summer Sanitarium , encabeçado pelo Metallica . Em 2004, eles começaram a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio, Lost and Found , com Dave Fortman ; Tal como acontece com o álbum da banda anterior , Mudvayne preferiu isolar-se para servir de inspiração para suas composições, mudar para uma casa juntos e escrevendo o álbum em quatro meses, após o que a gravação se iniciou. O álbum, lançado em 12 de abril de 2005, afastou-se do som dos álbuns anteriores, o primeiro single do álbum, " Happy? " caracterizado tocar guitarra complexos, enquanto a canção "Escolhas" foi descrito por Gray como "o opus de oito minutos".
Durante a mistura de The End of All Things to Come , Gray e parou em McDonough Boy Big Bob , e Gray lembrou que ele ouviu alguém "dizer algo como:" ... e ele tem que cortar seu próprio olho para fora '". Quando Gray perguntou McDonough se tivesse ouvido a conversa, McDonough disse que não tinha, e Gray descobriu que ele era alguém discutindo uma cena de um roteiro de cinema. Em setembro de 2005, a banda se reuniu com o diretor de cinema Darren Lynn Bousman , cujo filme Saw II estava em produção e que apresentam o single " Esqueça to Remember ", de Lost and Found . Bousman lhes mostrou uma cena que descreve um homem cortando seu próprio olho para fora de seu crânio para recuperar uma chave. Cinza disse Bousman sobre a conversa de Boy Big Bob, dois anos antes, e Bousman revelou que ele realiza reuniões a sua produção no restaurante, e que Saw II tinha sido baseado em um roteiro Bousman escreveu anos antes. cinza apareceu em um pequeno papel no filme, e um videoclipe foi produzido para "Forget to Remember", que contou com clips do filme.
Em 2006, Gray, Tribbett e Tom Maxwell foram unidos pelo ex- Pantera e Damageplan baterista Vinnie Paul para seu supergrupo, que deram o nome de Hellyeah . Durante o verão de 2006, os horários eram claras, o que permitiu membros a tomar o tempo para gravar um álbum de estúdio . Após uma turnê com o Sevendust, Mudvayne lançou a compilação retrospectiva, pelo povo, para o Povo , em 2007, que foi compilados a partir de seleções votado pelos fãs através do site da banda. A compilação estreou no número 51 na Billboard 200 dos EUA gráfico, vendendo cerca de 22.000 cópias em sua primeira semana. Após o retorno de Gray e Tribbett de seus compromissos de turnê com o projeto paralelo Hellyeah, Mudvayne começou o processo de gravação de The New Game com Fortman. Após o álbum foi lançado em 2008, Fortman relatada a MTV que o álbum será seguido, seis meses depois por um segundo full- registro comprimento.
Para o lançamento de seu álbum de estúdio auto-intitulado quinto , Mudvayne esperava criar o seu "álbum branco", que seria refletida através da arte da capa. Foi gravado durante o verão de 2008 em El Paso, Texas. A album foi impresso totalmente em blacklight reativa de tinta, tornando-se visível somente sob luz negra, uma fonte de luz cujos comprimentos de onda são principalmente no ultravioleta.
Hiatus
Em 21 de novembro de 2011, Mudvayne, guitarrista Greg Tribbett, confirmou no twitter que a banda está atualmente em hiato enquanto ele e Chad Gray continuar trabalhando e fazendo turnês em Hellyeah para os próximos dois anos.
Estilo
Música
Mudvayne baixista Ryan Martinie é conhecido por seu complexo e basslines estilo de jogo único.
Influenciado por artistas como Emperor , King Crimson e Porcupine Tree , Mudvayne é conhecido pela complexidade musical. A música da banda, muitas vezes contém o que McDonough se refere como "simbolismo numérico", em que riffs certos são usados que correspondem com elementos temáticos da letra da canção. A banda incorporou elementos de death metal , fusion jazz , e rock progressivo . Além desses estilos, LD 50 incorporou elementos de punk hardcore e speed metal .
A banda já descreveu seu estilo como "metal de matemática", , enquanto alunos de música e jornalistas classificou a banda como metal alternativo ,de metal extremo , hard rock , pesadas de metal , neo-rock progressivo , nu metal , de metal progressivo , e shock rock .
Aparência
Mudvayne era antigamente conhecida por sua forte aparência visual. Cinza descrito estética da banda como "primeira música, visuais segundo". Durante o lançamento do LD 50 , a banda tocou no filme de terror maquiagem de estilo. Epic Records inicialmente escolheu para promover a banda sem focar em sua aparência , e no início de materiais promocionais apresentaram um logo em vez de fotografias da banda. Aparência da banda e vídeos de música aumentou o reconhecimento do álbum A banda foi inicialmente conhecido sob os nomes estágio Kud, SPAG, Ryknow e Gurrg. A partir de 2002, a banda mudou estilos de maquiagem da pintura da cara multicolorida para vestir-se como estrangeiros e mudar os nomes palco, agora eles foram CHUD, Güüg, Ru-D, e Spug. razão Mudvayne para usar maquiagem extravagante como era, segundo a banda, para adicionar um aspecto visual a sua música e para definir os distinguem de outros run-of-the-mill bandas de metal. Desde 2005, Mudvayne praticamente deixou de usar maquiagem, mas afirmaram que o uso futuro de maquiagem não está fora de questão.